sexta-feira, 26 de setembro de 2008

RUA ARBAT - MOSCOU

RUA ARBAT - MOSCOU

Num primeiro olhar, a mítica Rua Arbat, rua central de Moscou, é apenas um calçadão comercial com muitas banquinhas de souvenirs. Tem matrioskas, as bonecas que se encaixam umas dentro das outras, chapéus de cossaco e recordações a granel dos tempos do comunismo. Tudo limpo e organizado, como - aliás, tudo em Moscou. Por ela passam turistas alegres, falando alto, ouve-se vários idiomas. E ouve-se, é claro, o sonoro russo, principalmente vindo de pessoas falando ao celular, mania dos russos destes novos tempos .


Esta rua de pedestres é mágica, muito mais do que um calçadão comercial de lajotas avermelhadas: é o símbolo de uma Moscou eterna, linda, imponente e charmosa. É a rua dos artistas: pintores espalhados por toda a Arbat, fazem suas obras calmamente. De vez em quando você olha e vê uma câmara de TV entrevistando alguém e fica se perguntando: quem será este aí? A Arbat é o ponto de encontro de artistas, poetas, escritores e boêmios e foi eternizada no romance Os Filhos da Rua Arbat”, de Anatoli Ribakov, considerado o livro da Perestroika. Isto nos idos 1986. A partir daí, e sob o governo de Vladimir Putin, a onda agora parece ganhar velocidade. A Rússia cresce ao ritmo de 7% ao ano, vive um boom imobiliário que põe o metro quadrado no centro de Moscou a US$ 2 mil e troca petrodólares por carros importados. E o Brasil vem surfando bem nesta onda, exportando para lá desde calçados, a jóias, verstuário, entre outras coisas mais básicas, como carne.


Fora o comércio, a Arbat possui várias outras atrações, tais como o Museu de Pushkin, a casa onde este grande poeta viveu, restaurantes típicos, cafés, tudo com a sofisticação simples inerente à Russia e seu povo.

Comparável à Rua Arbat, em charme e prazer, só conheço outra rua, também na Rússia: a Av. Nevsky, em São Petersburgo.

Interessante a definição que achei em um site russo para esta rua: "A Arbat não é apenas uma rua no centro de Moscou. Ela é algo como uma counidade sócio-cultural desde o século XVII".

Fonte:http://miluduarte.blogspot.com/2007/12/rua-arbat-moscou-meu-amor.html

Para mais informações sobre pacotes, Clique no link:

4 comentários:

xacan disse...

nice blog and photos. happy blogging:)

Anônimo disse...

oi, que legal ver que você colocou meu post aqui: sinal que gostou. Quero te convidar para acessar o blog da milu, agora só para convidados. Manda um email pra mim que te envio o convite (miluduarte@yahoo.com.br).
Quero te convidar tambem para um blog que só estou postando sobre a russia:
www.russiashow.blogspot.com
Estou passando todos meus posts sobre a russia para ele e vou deixar o blog da milu só para outros assuntos, excetuando a rússia. Por enquanto o blog da milu está meio que parado, pois estive doente, mas vou voltar a postar nele em breve.
Vai ser um prazer ter sua presença por lá.
Beijos

Casal Dubaveli disse...

Vou a Moscovo em Outubro e ando a pesquisar blogs de pessoas que já lá foram, no sentido de saber se é ou não perigoso andar sozinho nas rias de lá. Veja o meu blog: www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

Casal Dubaveli disse...

Vou a Moscovo em Outubro e ando a pesquisar blogs de pessoas que já lá foram, no sentido de saber se é ou não perigoso andar sozinho nas rias de lá. Veja o meu blog: www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com