sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SÃO PETERSBURGO

SÃO PETERSBURGO

Fundada por Pedro o Grande em 16 de maio de 1703 na ilha Zayachi. Em 1712 a cidade passa a ser a capital da Rússia, centro da vida política, cultural e intelectual. Pessoas de grande contribuição para música, a poesia e a pintura, como Chaikovski, Rimski-Korsakov e Glinka, Pushkin e Lermotov viveram e criaram suas obras nesta cidade. São Petersburgo apresenta como principais pontos turísticos: Hermitage, Forte de Pedro e Paulo, Catedral de Santo Isaac e os palácios: Petrodvoretz (Peterhof), Pushkin (Tsarskoye Selo) e Pavlosk.

O Museu Hermitage é um dos maiores do mundo, fundado em 1764, inclui 8 departamentos: Cultura Primitiva, Cultura da Antigüidade, Cultura do Oriente, História da Cultura Russa, Numismática, Cultura da Europa Ocidental, Departamento da Ciência e Educação e Departamento de Restauração. A coleção do museu conta com mais de 2,7 milhões de obras de arte, dentre as quais destacam-se obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Claude Monet, Pablo Picasso, Vicent Van Gogh, Rembrandt, Auguste Renoir e Paul Cézanne.

A Fortaleza de Pedro e Paulo, localizada na ilha Hare, é o mais antigo monumento histórico e arquitetônico da cidade, sua construção iniciou-se em 1703. O Forte possui a forma de um hexágono irregular que se estende de Leste a Oeste com um baluarte em cada canto.

A Catedral de Santo Isaac é um dos edifícios de cúpula mais alto e esplêndido do mundo, sua altura ultrapassa 100m e sua construção, ao estilo do classicismo russo, durou cerca de 40 anos. Destaca-se pela sua arquitetura e técnica de construção, em seu interior encontramos tecidos bordados, mosaicos e esculturas de artistas russos e italianos dedicados a temas bíblicos.


O complexo de Petrodvorets (Peterhof), considerada a “Versalhes russa”, apresenta 7 parques com uma área de mais de 800 hectares, mais de 20 palácios e pavilhões e inúmeras fontes de água. Em frente ao grande palácio encontramos uma imensa cascata composta de quedas d’água, estátuas de bronze e dezenas de jatos d’água.

Tsarskoye Selo, uma preciosidade da Cultura Nacional Russa, é um complexo de palácios e parques construído nos séculos XVIII e XIX. Em 1937 seu nome foi mudado em homenagem ao poeta russo Alexander Pushkin. O estaque de Pushkin é o Palácio de Catarina cuja fachada se estende por 300m produzindo uma extraordinária impressão devido a seu incomun e luxuoso formato, já que apresenta um jogo de luz e sombra em suas colunas, saliências e abundantes decorações esculpidas.
Pavlovsk, localizado a 5km de Pushkin, foi um território dado de presente por Catarina a Grande, em 1777, ao seu filho Paulo para comemorar o nascimento de seu neto. De fato, o estabelecimento do conjunto de parque, palácio e pavilhões de Pavlovsk iniciou-se em 1780, suas construções tinham como objetivo servir de acomodações para a temporada de caça da família real. O parque de Pavlovsk é uma pérola da paisagem artística mundial. Cada um de seus 7 maiores parques é marcado pela poesia, onde a beleza da natureza do norte combina com a refinada habilidade dos artistas.


Catedral da Ressurreição é uma espetacular construção religiosa da cidade. Foi erguida, em estilo ortodoxo russo, exatamente onde o Tzar Alexandre II foi assassinado (final de 1800). Situa-se próximo à Ponte Kirovski-Trostki.

Para mais informações sobre pacotes para São Petersburgo, Clique no link:

Nenhum comentário: