quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LAGO BAIKAL


LAGO BAIKAL

Localização: 53º10'125"N 107º39'45"E
O lago Baikal é um lago no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra.
A superfície do lago Baikal é de 31.500 km². O lago é tão grande que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. Em alguns trechos a profundidade ultrapassa os 1.600 m (dados mais recentes indicam 1.680 m), sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta.


Desaguam nele cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1.085 espécies de plantas e 1.550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como a "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endêmicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endêmicas.

Uma das coisas mais notáveis no Baikal é sua transparência, pois de sua superfície é possível enxergar até uma profundidade de 40 a 50 metros dentro da água. Nãoé possível ver o seu fundo, porque ele está a uma profundidade de 630 metros.

Quando o inverno chega, o lago congela completamente. Mas no verão, o vento forte chega a provocar ondas de 4 a 6 metros de altura. Sua oxigenação é feita por fontes termais existentes em seu fundo. A área ao seu redor é única, a maior parte é ocupada pela Taiga, pedras e a cadeia de montanhas Barguzin, constituindo-se um habitat perfeito para animais.


A Taiga que cerca o lago é o lar de 2500 espécies de animais. Existem também centenas de espécies de aves na área. Só o Lago Baikal abriga 1200 espécies de animais e 1000 espécies de plantas conhecidas.

O Nerpa (foca Siberiana) é um animal singular sendo também o único mamífero que habita o lago. O plancton e os crustáceos são responsáveis pela clareza das águas pois se alimentam do musgo e bactérias que fazem a mesma mais turva.

O Lago Baikal é uma atração popular natural e não é dificil se compreender o porque. Com sua maravilhosa paisagem e espetacular fauna e flora será dificil deixá-lo quando sua visita acabar. Porque não visitá-lo e deixar que sua magnitude cative e inspire voce.

Para mais informações sobre pacotes, Clique no link:

Nenhum comentário: