SUZDAL - CIDADE HISTÓRICA
O principado de Vladimir-Suzdal, Grão-Ducado de Vladimir-Suzdal, ou Vladimir-Suzdal Rus, foi um dos principais principados que sucederam a Rússia Kievana como o mais poderoso estado eslavo oriental no final do século XII, durante até o final do século XIV. Tradicionalmente visto como o berço da língua e nacionalidade grã-russa, Vladimir-Suzdal gradualmente evolui para o Grande Principado da Moscóvia.
Em seu apogeu o principado de Vladimir-Suzdal ocupou uma vasta região a nordeste da Rússia Kievana limitada pelos rios Volga, Oka e Dvina Setentrional. No século XI, a capital era Rostov a Grande e as principais cidades incluiam Suzdal, Yaroslavl e Belozersk. Catedral da Assunção em Vladimir foi construída entre 1158 e 1160 e funcionou como a Igreja mãe da Rússia no século XIII.
Vladimir Monomakh, querendo assegurar seus direitos no principado em 1093, transferiu a capital de Rostov para Suzdal. Quinze anos depois ele fundou a cidade de Vladimir, situada no rio Klyazma, a 31 quilômetros ao sul de Suzdal. Seu filho Jorge I em 1157 moveu a capital para Vladimir. Os boiardos de Rostov e Suzdal, no entanto, ficaram relutantes em conceder supremacia, e uma breve guerra civil aconteceu.
Em meados do século XII, quando as terras meridionais de Rus foram sistematicamente atacadas por nômades turcos, sua população começou a emigrar em direção ao norte. Nas antigas áreas florestas, conhecidas como Zalesye, muitos novos assentamentos foram estabelecidos. As fundações de Pereslavl, Kostroma, Dmitrov, Moscou, Yuriev-Polsky, Uglich e Tver foram atribuidas (seja por crônicas ou por lenda popular) a Jorge I.
Vladimir e Suzdal sao duas cidades muito proximas que ainda conservam “joias” da arquitetura em pedra branca do periodo pré-mongolico (por volta do seculo XII), que foram incluidos no rol da Unesco como Patrimonio da Humanidade. Vale reservar uma tarde para visitar a Catedral da Assunçao, de 1158, e a Catedral de Sao Demetrio, de 1194, na cidade de Vladimir.
A Catedral da Assunçao, segundo é a maior catedral da Russia dessa época e custou um décimo de todo o patrimonio de seu fundador, o principe Andrei, e dentro é possivel admirar afrescos do seculo XII. N ão deixe de visitar a Catedral de Sao Demetrio. Localizada bem perto da Catedral da Assunçao, Ela não chama tanto a atenção dos turistas, talvez por ser menor, e não possuir imponência da primeira. Dentro há fragmentos de um afresco do seculo XII.
As esculturas feitas em pedra na fachada são maravilhosas! Vale a pena observar os detalhes com atenção. São figuras de profetas bíblicos junto com príncipes, personagens mitológicos, vegetais, animais, pássaros, que representam, segundo o guia, o “poder sobre todo o universo”.Suzdal é considerada a cidade mais bonita da região e, está se tornando parte do circuito turístico de Moscou.
Suzdal se parece com uma cidadezinha de conto de fadas que parou no tempo. Cúpulas por todos lados e um ritmo lento. É recomendável ao turista “absorver” esse ritmo e andar sem rumo e sem horarios, simplesmente seguindo as cúpulas do Kremlin e dos vários mosteiros e conventos existentes ali.
Um dos lugares mais interessantes é o Convento da Intercessão, fundado em 1364 como lugar de exílio para as esposas repudiadas pelo czar. Diz a lenda, que a primeira mulher do czar Vassily III foi mandada para esse convento por causa da sua infertilidade. Mas ao ser enviada para o convento, ela jà estava gravida e escondeu o filho, com medo de que ele fosse considerado um perigoso rival para o filho da segunda mulher do czar. Esta escolha foi considerada correta, pois o filho desta segunda mulher do czar foi posteriormente chamada de: Ivan, o Terrivel…
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Principado_de_Vladimir-S%C3%BAzdal
http://arquivodeviagens.wordpress.com/2008/10/21/vladimir-e-suzdal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário