quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SERGIYEV POSAD - O BERÇO DA FÉ ORTODOXA

SERGIYEV POSAD - O BERÇO DA FÉ ORTODOXA

Sergiev Posad é o centro admnistrativo de Sergiyevo-Posadsky District of Moscow Oblast, Russia.
Ela foi fundada no século XV ao redor do maior mosteiro russo: o Troitse-Sergiyeva (Trinity) Lavra fundado por São. Sergio de Radonezh.
Durante o período comunista, devido ao fato de seu nome possuir uma forte conotação religiosa, a cidade teve o seu nome trocado pelas autoridades soviéticas para: Sergiyev em 1919.

Em 1930, em homenagem ao revolucionário Vladimir Zagorsky teve o nome novamente alterado para: Zagorsky . O nome original foi restaurado a partir de 1991.

Associada ao circuito do Anel de ouro da Rússia, a cidade tem visto o turismo fortalecer-se cada vez mais como um fator gerador de renda.
Sergiyev Posad, é uma pequena cidade agrícola situada a uma hora de Moscou. Seu mais famoso atrativo é o Mosteiro da Trindade de São Sérgio, um importante centro para a Igreja Ortodoxa.

A Estrada de ferro e a rodovia Moscou – Yaroslavl cortam Sergiyev Posad, onde existe um terminal de ônibus.

Seu mosteiro é mais conhecido como a Catedral do domo Azul, sobre a torre erguida acima do muro branco de pedras.

Dentro deste mosteiro exitem outras igrejas também tão espetaculares quanto a Catedral do Domo Azul.Do outro lado dos muros do mosteiro, perto do estacionamento, há um pequeno bazar onde se pode adquirir artigos de artesanato russos, em especial a boneca chamada matrioshca, feita em madeira laqueada.
A estrada para Sergiyev Posad não é ruim, ela segue ao longo de largas florestas e ao redor das mos montes e a sua paisagem é repleta de antigas casas interioranas, as Dachas.

As Dachas não são uma exclusividade para os ricos, muitas famílias russas possuem uma elas são habitações simples, onde, em muitos casos, não possuem eletricidade nem água encanada.

Ao longo da estrada, várias dachas formam pequenas fazendas familiares, integrando alguns povoados agrícolas.
O refeitorio do mosteiro foi reconstruído no final do século XVII (1686-1692). Possui ampla escadaria, com colunas e paredes pintadas no estilo do século XIX. Na frente do Refeitorio se contempla um igreja cuja construção aconteceu em 1734.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zagorsk
http://www.midwinter.com/~koreth/russia/posad/

Nenhum comentário: