quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O SOL DA MEIA - NOITE

O SOL DA MEIA - NOITE
Sol da meia-noite, fiordes e paisagens exuberantes atraem turistas à Noruega. O charme das cidades e montanhas, a região costeira pontilhada de fiordes e a proximidade com o Ártico atraem principalmente os visitantes europeus.



A beleza peculiar do litoral e o charme de suas cidades costeiras fazem da Noruega um local procurado por muitos turistas, originários principalmente de países da Europa e América do Norte. Formado por um relevo composto por montanhas, fiordes e geleiras, o país oferece diversas opções de lazer, como passeios de barco e prática de esqui. Nas cidades, a atração fica por conta do aspecto arquitetônico, com imponentes construções antigas, muitas delas erguidas durante o período medieval.


Com esse perfil, a Noruega possui hoje uma desenvolvida estrutura turística, composta por uma rede de mais de mil hotéis espalhados por todas as regiões do país. Segundo dados oficiais, o setor de hotéis e restaurantes da Noruega faturou cerca de US$ 2,7 bilhões em 2001, valor que representou no ano 1,4% do PIB. No mesmo ano, do total de turistas estrangeiros, cerca de 60% vieram da Alemanha, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Holanda.

Para organizar a rede de hospedagem do país, o governo norueguês conta com a Comissão Norueguesa de Turismo, fundação estabelecida desde 1984 e que opera em todo o território nacional. O principal objetivo do conselho é estimular a competitividade das agências de turismo locais e contribuir para ampliar o número de turistas que visitam todo o ano a Noruega.

Uma das principais atrações naturais do país são os fiordes — extensos e estreitos braços de mar que avançam quilômetros pelo continente. Eles se formaram durante a última era glacial, quando o derretimento das geleiras abriu fendas entre as montanhas, que depois foram invadidas pelas águas dos oceanos. Formações geológicas semelhantes aos fiordes são encontradas também no Chile, Antártida e Nova Zelândia.

Outra maravilha que a Noruega reserva aos turistas é o Sol da meia-noite. No verão, no norte do país, o Sol nunca se põe, ganhando às vezes uma cor alaranjada de pôr-do-sol. Na região do Ártico, ocorre também o fenômeno conhecido como aurora boreal - uma luz difusa no céu, com faixas e arcos brilhantes e coloridos, produzida quando partículas emitidas pelo Sol são capturadas pelo campo magnético da Terra e reagem com a atmosfera do planeta.


A Noruega é conhecida pelos seus fenômenos naturais, em particular o sol da meia-noite e a Aurora Boreal (as «luzes do norte»). Nos três condados mais ao norte da Noruega, o sol é visível no céu durante as vinte e quarto horas do dia de meados de Maio ao fim de Julho. Esta circunstância permite que seja possível fazer coisas que não se pode fazer em mais nenhum lugar do mundo, como jogar golfe à meia-noite!

Localidades e períodos onde o sol da meia-noite pode ser visto:

  • CIDADES De: A:
  • Nordkapp 13.5 29.7
  • Hammerfest 16.5 26.7
  • Vardø 17.5 25.7
  • Tromsø 20.5 22.7
  • Harstad 24.5 18.7
  • Svolvær 28.5 14.7
  • Bodø 3.6 8.7

A Aurora Boreal (luzes do norte), por outro lado, vêem-se melhor entre Novembro e Fevereiro, fundamentalmente nos condados mais a norte, embora também ocorra mais a sul. Estes lençóis tremeluzentes de luz espalhados pelo céu nocturno são devidos a partículas com carga eléctrica positiva e negativa, formadas por o sol estar a ser atraído para a atmosfera terrestre, que colidem com partículas neutras de gás a uma altitude de 100-300 km.

Fontes:

Nenhum comentário: